ANEFS - Agência de Negócios colhe frutos


A experiência piloto está sendo desenvolvida com grupos de costureiras na Vila São José em Belo Horizonte e Ribeirão das Neves.

A iniciativa possibilita que as pessoas interessadas na profissão, em curto tempo de capacitação possam produzir peças e conseguir uma remuneração.

Assim, é desenvolvida uma metodologia simultânea ao processo de capacitação, produção e remuneração.

A estruturação do curso é montada à partir da articulação com parceiros comerciais que se comprometem a comprar os serviços dos novos profissionais.
A maior parte nunca havia operado uma máquina e hoje já integram a linha de produção como costureira ou na área de expedição, com oportunidades para trabalhar no mercado formal ou continuar na unidade como associadaDisse Elizabeth Filizolla - coordenadora do projeto Agencia de Negócios da Fábrica Social - ANEFS. 

A Agência de Negócios da Fábrica Social monitora todo o processo na implementação da metodologia e negocia com parceiros novas oportunidades de trabalho.

Estas e outras experiências estão sendo divulgadas para as prefeituras e setor empresarial como uma alternativa para incentivar que mais pessoas se qualifiquem profissionalmente. Segundo pesquisas recentes do Sindicato do Vestuário o mercado de confecção tem um déficit de 20 mil costureiras em todo o estado de Mina Gerais.

O objetivo da ANEFS :

Assessorar grupos de produção vinculados ou não às políticas públicas de geração de trabalho e renda nas atividades (supervisão de produtos, financeiras e contabilidade) relacionadas aos
seus negócios. A estratégia visa dotar as unidades de produção de mecanismos viáveis para a realização de negócios, por meio da articulação de parcerias técnicas, financeiras e comerciais.

Coordenada pela ONG Moradia e Cidadania MG e financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento- BID, a ANEFS conta com o apoio da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Abaixo as matéria do caderno Eu Acredito!, Jornal Hoje em Dia do dia 24 de fevereiro de 2011
              














Centro Público de Economia Solidária – PBH, Avenida dos Andradas, 367, 2° andar – Centro.
e-mail: anefsmg@gmail.com Telefone: 31 3222-9358

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.