III Seminário de Economia Solidária 24 de março

Um caminho adequado para a construção do desenvolvimento local sustentável é o fortalecimento da economia solidária, como estratégia de inclusão social. A inserção da economia solidária nos processos de desenvolvimento local fortalece as ações estruturantes, de acesso e incentivo às alternativas locais de geração de trabalho e das outras melhorias nas condições de vida da população, de transferência de renda e outros programas sociais.

Exemplos mostram que as potencialidades locais, principalmente as econômicas, podem ser aproveitadas, de forma solidária e sustentável através da identificação de cadeias produtivas da economia familiar e do fortalecimento de organizações associativas, da promoção de complexos cooperativos, redes de produção, beneficiamento e comercialização.

A economia solidária almeja o desenvolvimento da comunidade como um todo e não apenas de alguns de seus membros. Sendo assim, o investimento necessário ao desenvolvimento tem que ser feito pela e para a comunidade toda, de modo que todos possam ser donos da nova riqueza produzida e beneficiar-se dela. A realização do seminário possibilitará a integração de espaços, atores sociais, agentes, mercados e políticas públicas de intervenção, possibilitando a participação cidadã e a capacitação ético-política para a conquista e vivência da cidadania e da democracia, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e político da cidade.



III Seminário de Economia Solidária e Desenvolvimento Sócio – econômico de Ribeirão das Neves-MG
Lançamento do Fórum Municipal de Economia Solidária
de Ribeirão das Neves-MG

Local: Centro de Convenções do CAIC -
Rua Principal, nº 83 - Santa
Paula - Ribeirão das Neves
Informações: 3624-4077
Data: 24 de março de 2011
Horário: 8:30 às 17:00 horas


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.