Iº Encontro Redesol – Cataforte III

Catadores de materiais recicláveis de Belo Horizonte e região metropolitana participaram neste sábado, 07/11/2015, do 1º Encontro REDESOL – Cataforte III. O evento, que aconteceu no auditório do Instituto de Educação de Minas Gerais, contou com representantes dos 14 empreendimentos que formam a REDESOL com o objetivo de trocar experiências e aprofundar na relação estabelecida pelo trabalho em rede e conhecer melhor o Cataforte III e começar a pensar sobre o Plano de Gestão.

O Assistente de projetos da Moradia e Cidadania Manuel Alejandro falou do processo de transformação da REDESOL em Central de Cooperativas o qual a Moradia e Cidadania acompanha desde 2008 como entidade de assessoria e fomento da economia popular solidária (EAF). Enfatizou a importância da profissionalização das atividades das cooperativas para provar ao “Estado” e a “Indústria” que o segmento é capaz de realizar a coleta seletiva com qualidade superior e com custos menores que a prática, além do benefício ao meio ambiente.
Ressaltou também a importância estratégica do projeto aprovado junto ao Instituto UNIMED- BH para implantação do Software Cata Fácil.

A equipe da Moradia e Cidadania apoiou o evento na realização das oficinas temáticas, fornecimento de material de consumo e elaboração das peças gráficas.

O encontro contou com a participação de representantes das diversas instituições parceiras da REDESOL, incluindo a Moradia e Cidadania, INSEA, MNCR, Fórum Municipal Lixo e Cidadania e do Centro Público de Economia Solidária, que formaram a mesa de abertura do encontro.

A REDESOL é formada por 14 empreendimentos solidários de catadores de materiais recicláveis de Belo Horizonte e das cidades de Caeté, Vespasiano, Raposos, Nova União, Sabará, Baldim, Congonhas, Pedro Leopoldo e Sarzedo.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.