
A opinião geral das pessoas que trabalham na Fábrica Social é: "Ela resgata a nossa dignidade e nos faz sentir gente. Estão colocando a luz em nossos sonhos adormecidos".
As cicatrizes da exclusão, aos poucos, dão lugar à clareza de que ainda é possível crescer e produzir.
[...] "Ela resgata a nossa dignidade e nos faz sentir gente. Estão colocando a luz em nossos sonhos adormecidos". [...]
A oportunidade de trabalhar ilumina um caminho repleto de novas realizações e anseios e traduz um esforço conjunto de entidades públicas e privadas, visando à inserção social e a promoção de parcela da população alijada de seus direitos de trabalhadores.
A sistemática tem como princípio articular parcerias entre os setores da sociedade – público, empresarial e de entidade – que se constitui por meio de uma rede de proteção material, técnica e comercial. Esta articulação possibilita às comunidades carentes acesso ao mercado de trabalho formal.
Dentre outras atividades, que visam possibilitar às famílias reassentadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, a sustentabilidade de suas novas moradias foi implantada a Unidade Produtiva de Confecção e Silk-screen, que já gerou 50 postos de trabalho, sendo 35 na área de confecção e 15 na área de silk.
As pessoas beneficiadas pelo projeto são famílias que já participam dos programas Bolsa Família, do PAC e ainda aquelas que apresentam maior número de crianças e adolescentes, deficientes, indicação de violência ou em situação de desemprego ou subemprego.
Este projeto está sendo realizado em parceria com:
PREFEITURA – URBEL/SMPS - Coordenação técnica e disponibilização de recursos provenientes do Programa de Aceleração de Crescimento – PAC;
CAIXA - DESENVOLVIMENTO URBANO/GIDUR e SUPERINTENDÊCIA REGIONAL CENTRO DE MINAS: Articulação dos apoios institucionais e comerciais; supervisão dos trabalhos técnicos e repasse dos recursos do PAC;
SUPERINTENDÊCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO/ MG - MTE: Assessoria para normatização das relações de trabalho.
FIEMG-MODATEC: Capacitação na área de costura
GRUPO SANTA CASA DE BELO HORIZONTE: Aquisição dos produtos;
FÓRUM DE ENTIDADES DO TERRITÓRIO SÃO JOSÉ - 30 ENTIDADES: apoio social;
ASSOCIAÇÃO DO PESSOAL DA CEF – APCEF: recursos financeiros para locação da sede;
ONG MORADIA E CIDADANIA/MG: Agência de Negócios da Fábrica Social – assessoria técnica do mercado – fornecedores e estudo mercado;
FUNDAÇÃO ESMERALDA CAMPELO: Capacitação dos jovens do silk e cessão do espaço para produção;
CONSTRUTORA SANTA BÁRBARA: Execução do projeto elétrico e arquitetônico de adequação do espaço físico.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.