
O trabalho da Ong Moradia e Cidadania espalhou-se por todo o Brasil e novos projetos continuam emergindo, o que nos entusiasma e inspira a todos. A Ong Moradia e Cidadania é uma resposta à emergência de uma necessidade comunidade ativa e interligada que sabe englobar esta dimensão social e a grande diversidade de interesses e práticas do terceiro setor. Nossa história remonta a época das campanhas nacionais para erradicação da fome e a miséria, fundada pelos funcionários da caixa econômica federal em setembro de 2000, somos uma organização não-governamental e nossas ações tiveram inicio em 1993 motivadas pelo movimento social de combate a fome e a miséria inspirado pelo sociólogo Hebert de Souza, o Betinho. Milhares de pessoas já foram beneficiadas pelos nossos projetos. Acreditamos que com uma abordagem sistêmica por meio de projetos estruturantes podemos ajudar a tratar os problemas da disparidade na distribuição de renda e bens culturais. A Ong Moradia e Cidadania procura facilitar o acesso aos meios de produção como a informática, a educação básica e a geração de renda através de projetos que elevam as condições sociais das comunidades onde atua. Você poderá encontrar um excelente artigo sobre a história da Ong Moradia e Cidadania no nosso site, que foi escrito pelos membros de nossa organização. (http://www.moradiaecidadania.org.br). A Ong Moradia e Cidadania é uma associação sem fins lucrativos: voluntários já contribuíram com centenas de horas de trabalho e reflexão para a fundação desta instituição e o desenvolvimento de suas atividades. Estamos registados oficialmente desde o ano de 2001 como uma Organização da Sociedade Civil e Interesse Publico-OSCIP sem fins lucrativos e nos beneficiamos de um estatuto que nos isenta de impostos.

Entregamos milhares de toneladas de alimentos às famílias das comunidades mais pobres para atender a emergência da fome, mas a nossa missão foi muito além. Constituímos comitês com os líderes comunitários e a partir daí realizamos inúmeros projetos que promoveram a inclusão social das pessoas e que serviram para fortalecer a luta por políticas públicas nesses campos. A inclusão digital feita com equipamentos obsoletos para as empresas é um dos exemplos de prática pioneira da nossa organização e que funcionou muito bem em todo o Brasil, possibilitamos o acesso à tecnologia e à informação para as comunidades mais pobres, com um mínimo de investimento, inclusive fazendo laboratórios para experimentar o software livre e hoje temos um política pública voltada para essa realidade. Após 15 anos de atuação no terceiro setor a Moradia e Cidadania desenvolve anualmente, cerca de 200 projetos em todo o Brasil, sendo uma grande parcela desenvolvidos e apoiados pelo Estado de Minas Gerais.
Nosso projeto de alfabetização de jovens e adultos pioneiro no Brasil - Vagalume, obteve a aprovação de mais de 80 mil pessoas alfabetizadas em mais de 130 municípios, alem de parceria estabelecida com o MEC/FNDE. No que diz respeito a geração de trabalho e renda nossas ações em parceria com setores público e privado, Caixa Econômica Federal e Lexmark principalmente, já favoreceram a 45 cooperativas de materiais recicláveis e proporcionaram a realização de cursos profissionalizantes em diversas áreas como, manejo de bovinos, manutenção de computadores e web designer. Na linha de inclusão digital, atualmente possuímos 102 telecentros e mais de 80 salas de inclusão digital.
E ainda conquistamos parcerias sólidas com os Ministérios da Ciência e Tecnologia, Educação, Cultura e Trabalho e Emprego, SERPRO, MEC/FNDE, UNESCO, CORREIOS, IPHAN, UNB, LEXMARK, Caixa Econômica Federal, Prefeituras Municipais, dentre outros.

E ainda conquistamos parcerias sólidas com os Ministérios da Ciência e Tecnologia, Educação, Cultura e Trabalho e Emprego, SERPRO, MEC/FNDE, UNESCO, CORREIOS, IPHAN, UNB, LEXMARK, Caixa Econômica Federal, Prefeituras Municipais, dentre outros.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.