Conferência internacional de jovens clama por ação pelo clima na Semana do Meio Ambiente

Iniciativa dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente vai reunir em Brasília 400 adolescentes, provenientes de 52 países, entre os dias 5 e 10 de junho. Os jovens vão assumir responsabilidades e pedir a seus governantes mudanças pela proteção do clima e do planeta

Brasília, 13 de maio de 2010 – A Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta, que acontece de 5 a 10 de junho em Luziânia (50 km de Brasília), será uma grande oportunidade para os 400 jovens participantes, com idades entre 12 e 15 anos, assumirem responsabilidades pelo meio ambiente e exigir que seus governantes adotem políticas em defesa do clima e do planeta.

O maior encontro de juventude pelo meio ambiente desde a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15) é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, que promove a educação ambiental e a formação de jovens líderes engajados na construção de uma sociedade mais sustentável.

O evento tem por base a experiência bem-sucedida das três conferências nacionais infanto-juvenis pelo meio ambiente, que aconteceram no Brasil em 2003, 2006 e 2009, e envolveram 13 milhões de pessoas, em 20 mil escolas de todo o país. Agora o governo brasileiro está replicando esta iniciativa em âmbito internacional, assumindo a liderança no cenário global das políticas de educação ambiental.

Durante a conferência, os jovens delegados vão aprender a produzir peças de comunicação para divulgar sua mensagem e participarão de atividades culturais e oficinas relacionadas à temática das mudanças socioambientais globais. Haverá workshops sobre sistemas agroflorestais, fontes renováveis de energia e uso racional da água, entre outros, nos quais os jovens poderão debater e trocar experiências para a construção de um futuro mais sustentável e mais verde.

Além disso, os adolescentes visitarão o Parque Nacional de Brasília e o Jardim Botânico, para conhecer um dos principais biomas brasileiros, o Cerrado. O produto final da conferência será a Carta das Responsabilidades – Vamos Cuidar do Planeta, na qual todos os jovens participantes se comprometem a adotar ações em suas comunidades e divulgar a carta para seus governos locais e nacionais.

O processo preparatório da Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta nos países participantes também envolveu milhares de jovens e comunidades escolares nos cinco continentes. Seguem dados sobre os processos nacionais em alguns países:

Chile – 2.800 escolas participantes
Nepal – 3 mil alunos participantes
Guiné Bissau – mil alunos participantes da Conferência Nacional
Palestina – 1.600 alunos participaram da Conferência Nacional
Itália – 500 alunos participaram da Conferência Nacional

A Conferência Internacional - Vamos Cuidar do Planeta disponibiliza informações sobre todos os países participantes no site  http://confint2010.mec.gov.br 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.