Sessão Livre - Aglomerado da Serra 18 de outubro

A emergência cultural de grupos artísticos em periferias do Brasil não é mais uma novidade. Um fenômeno que vem abalando as estruturas sistêmicas da sociedade, onde jovens se apoderam das tecnologias digitais para expressão de ideia e busca da reflexão cidadã nas próprias comunidades. A sessão apresenta três trabalhos de grupos de jovens do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, um dos maiores aglomerados de Minas Gerais. Nesta comunidade, produtoras jovens como a Flores Mortas Produções, orgãos não-governamentais como a Comunidade Reivindicando e Interagindo com Arte – CRIARTE e oficinas de produção audiovisual deixam sua marca com três trabalhos em ficção, documentário e animação.



Crédito da Foto: Igor Amin.Curtas que serão exibidos:

Copos Descartáveis Evandro Viana, MG, 2009, 10’
Na favela a correria é constante, moradores encontram vestígios de dor e extermínio, mais um jovem que entra nas estatísticas da violência urbana, somente mais um corpo, mais um número, mais uma foto no jornal, mais uma mãe que chora.


Microfonia no seu Rádio Tomás Amaral e Reinaldo Santana, MG, 2008, 13’
O vídeo é um registro do programa de rádio “microfonia”, realizado por jovens moradores do Aglomerado da Serra, através do projeto Oficina de Mídia no programa fica Vivo!, veiculado semanalmente na rádio “Pé da Serra” 94,3FM. A idéia do projeto, iniciativa de uma moradora da comunidade, é possibilitar a apropriação pelos jovens aos meios de comunicação através de atividades de comunicação tendo o apoio de emissoras de rádio atuantes na comunidade.


Morada da Serra – Um Plano Global Reinaldo Santana, MG, 2006, 8’
A história das famílias que foram retiradas do bairro Serra para a realização de uma avenida dentro do aglomerado. Opiniões dos moradores sobre como se deu a transferência de suas casas e o registro da visita do presidente Lula à obra.

Debate após a sessão com os realizadores e grupos participantes.

Cineclube Curta Circuito
Data: 18 de outubro
Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Horário: 19h
Classificação Indicativa: 14 anos
Capacidade da Sala: 136 lugares 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.