Unidade Produtiva Vila São José - Matéria Rede Minas

A exclusão social tem sido um grande problema ao longo da história e, na atualidade, devido ao processo de globalização, ela tem se agravado. Esse processo, somado ao sistema político em que vivemos, diminui cada vez mais a oferta e aumenta a procura por um emprego formal. Diante disso, algumas pessoas e entidades comprometidas com as causas sociais têm empreendido grandes esforços para criar alternativas de inclusão produtiva e abolir a tradicional forma caritativa de tratamento da população de rua. Esses esforços fizeram surgir a Fábrica Social. Cada indivíduo que nela trabalha sente orgulho porque, pela primeira vez, tem algo de concreto sendo realizado por e com ele.
A opinião geral das pessoas que trabalham na Fábrica Social é: "Ela resgata a nossa dignidade e nos faz sentir gente. Estão colocando a luz em nossos sonhos adormecidos".
As cicatrizes da exclusão, aos poucos, dão lugar à clareza de que ainda é possível crescer e produzir.


[...] "Ela resgata a nossa dignidade e nos faz sentir gente. Estão colocando a luz em nossos sonhos adormecidos". [...]

Se não consegue visualizar o vídeo clique aqui.

A oportunidade de trabalhar ilumina um caminho repleto de novas realizações e anseios e traduz um esforço conjunto de entidades públicas e privadas, visando à inserção social e a promoção de parcela da população alijada de seus direitos de trabalhadores.
A sistemática tem como princípio articular parcerias entre os setores da sociedade -- público, empresarial e de entidade -- que se constitui por meio de uma rede de proteção material, técnica e comercial. Esta articulação possibilita às comunidades carentes acesso ao mercado de trabalho formal.
Dentre outras atividades, que visam possibilitar às famílias reassentadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento -- PAC, a sustentabilidade de suas novas moradias foi implantada a Unidade Produtiva de Confecção e Silk-screen, que já gerou 50 postos de trabalho, sendo 35 na área de confecção e 15 na área de silk.
As pessoas beneficiadas pelo projeto são famílias que já participam dos programas Bolsa Família, do PAC e ainda aquelas que apresentam maior número de crianças e adolescentes, deficientes, indicação de violência ou em situação de desemprego ou subemprego.


Informações e Contato:
Rua Padre Tiago Leyem, 150 A - São José
(31) 3564-0713


Este projeto está sendo realizado em parceria com:

PREFEITURA -- URBEL/SMPS - Coordenação técnica e disponibilização de recursos provenientes do Programa de Aceleração de Crescimento -- PAC;
CAIXA - DESENVOLVIMENTO URBANO/GIDUR e SUPERINTENDÊCIA REGIONAL CENTRO DE MINAS: Articulação dos apoios institucionais e comerciais; supervisão dos trabalhos técnicos e repasse dos recursos do PAC;
SUPERINTENDÊCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO/ MG - MTE: Assessoria para normatização das relações de trabalho.
FIEMG-MODATEC: Capacitação na área de costura
GRUPO SANTA CASA DE BELO HORIZONTE: Aquisição dos produtos;
FÓRUM DE ENTIDADES DO TERRITÓRIO SÃO JOSÉ - 30 ENTIDADES: apoio social;
ASSOCIAÇÃO DO PESSOAL DA CEF -- APCEF: recursos financeiros para locação da sede;
ONG MORADIA E CIDADANIA/MG: Agência de Negócios da Fábrica Social -- assessoria técnica do mercado -- fornecedores e estudo mercado;
FUNDAÇÃO ESMERALDA CAMPELO: Capacitação dos jovens do silk e cessão do espaço para produção;
CONSTRUTORA SANTA BÁRBARA: Execução do projeto elétrico e arquitetônico de adequação do espaço físico.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.