Fórum Técnico de Educação - 2012


Olhar e ver

Educar tem tudo a ver com a maneira de o homem ver o mundo e de nele se ver.

As realidades mundo e homem são produtos de nossa visão e compreensão e, dessa forma, sofrem a influência de crenças, valores, sentimentos, conhecimentos e realizações expressados em nossa cultura, assim como os influencia. A percepção dessas realidades e seus desdobramentos no homem de todos os tempos constituem a arte e a ciência de educar e se não dispusesse plenamente delas, o humano não se realizaria no tempo, não se humanizaria.

E se é a partir do olhar que o homem, ainda inacabado, constrói-se e constrói o mundo, a existência, humanamente estabelecida, tem concepção incompleta.

Jean-Paul Sartre e Fernando Pessoa sabiamente inferiram isso. Segundo Sartre, nossa existência é confirmada pelo olhar do outro: basta que o outro me olhe para que eu seja o que sou; ele me constitui através do olhar. Para Fernando Pessoa “o essencial é saber ver... saber ver quando se vê... Mas isso (tristes de nós, que trazemos a alma vestida!), isso exige um estudo profundo, uma aprendizagem de desaprender.”

Daí – por serem concepção e educação processos dinâmicos e inacabados por natureza – a necessidade de uma busca incessante por aprimorá-los sempre, aprendendo a aprender, revendo modelos mentais.

Nesse sentido, pensar o nosso olhar, o olhar do outro e o olhar para o outro é essencial para a nossa missão de educadores, para nosso processo de concepção do real, seja esse outro o professor, a família, a comunidade, a sociedade, o aluno.

Contudo, é fundamental buscarmos o entendimento de que, conforme, escreveu Rubem Alves: “O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido. Nietzsche sabia disso e afirmou que a primeira tarefa da educação é ensinar a ver.”

Nesta nova oportunidade de reencontro, convidamos vocês, educadores, para ampliar essa reflexão e construir outras tantas sobre temas instigantes que nos permitem aprender a ver a vida em diferentes dimensões e nelas deitar o olhar: o instigante e transformador olhar da educação.



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.