Estão abertas as inscrições/gratuitas para o Arte em Foco de setembro, cujo tema é Arte Indígena.
Interessados devem enviar nome completo, breve currículo e telefone de contato para o email: arteemfoco.funarte@ gmail.com.
Vagas limitadas!
Arte Indígena
24 a 27/09, das 19h às 22h
As artes indígenas e a arte contemporânea
Prof. Regina Polo Müller (Unicamp)
As artes indígenas e a antropologia da arte no Brasil. Aproximações entre linguagens e conceitos na produção da arte contemporânea e nas artes indígenas.
A questão da definição de arte e critérios para se definir objetos e demais manifestações expressivas como arte no âmbito das culturas indígenas.
Analogias com as manifestações da arte conceitual e da arte da performance. Os conceitos de imagem, réplica e representação no estudo das artes indígenas.
Regina Aparecida Polo Müller é doutora em antropologia pela USP, com pós-doutorado pelo departamento de Performance Studies da Universidade de Nova York
e livre-docente em antropologia da dança, pela Unicamp. Coordenadora associada do Napedra - Núcleo de Antropologia, Performance e Drama da USP/Unicamp.
É autora do livro Os Asuriní do Xingu: história e arte; co-organizadora do livro Performance, arte e antropologia; e de vários capítulos de livros e artigos sobre xamanismo,
ritual indígena e performance artística.
Intervenção
Terra fértil: o corpo nascido da experiência Xavante
Bailarina-pesquisadora- intérprete: Elisa Costa
Direção: Graziela Rodrigues
A performance é resultado de extensas pesquisas de campo e laboratórios corporais, realizados por Elisa Costa, a partir do método BPI (Bailarino-Pesquisador- Intérprete),
sob a direção de Graziela Rodrigues. As pesquisas de campo se deram em terras indígenas de Sangradouro e de Pimentel Barbosa, no cerrado mato-grossense.
No corpo a corpo com as mulheres Xavante, houve troca e coautoria. Elas puderam participar diretamente da elaboração cênica e da construção corporal da intérprete,
a partir de uma experiência repleta de força de vida, superação, fertilidade, afeto e resistência.
Artista em Foco:
Elisa Costa conversa com o público sobre o trabalho apresentado.
27 de setembro, das 19h às 22h
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.