8ª Oficina de Inclusão Digital


A primeira edição da Oficina para Inclusão Digital aconteceu em Brasília (DF), em maio de 2001. Dentre as diretrizes gerais formalizadas em seu documento final, destacam-se: que os esforços de inclusão digital relativos as crianças são prioritários, a inclusão digital deve ser parte essencial do processo de escolarização, deve existir controle social dos recursos alocados nas ações de Inclusão Digital e que devem ser garantidas a coordenação e regulamentação dos esforços para criação de uma estrutura física de acesso lógico de alto desempenho para ser utilizada também pelas ações de Inclusão Digital.
A 2ª Oficina para Inclusão Digital, realizada também em Brasilia (DF), em março de 2003. O objetivo foi dar continuidade as diretrizes da primeira edição de 2001, discutindo e definindo as estratégias de inclusão e equiparação de oportunidades para a população brasileira, em relação aos recursos das tecnologias de informação e comunicação existentes.
A 3ª Oficina para Inclusão Digital aconteceu em São Paulo (SP), em maio de 2004. Ao mesmo tempo em que ocorria a terceira edição da oficina, acontecia também o III Encontro Latino-Americano de Telecentros, destinado à troca de experiências entre os principais agentes envolvidos em programas de inclusão digital na América Latina e Caribe e o II Encontro Nacional de Telecentros.
A 4ª Oficina para Inclusão Digital, foi realizada no Rio de Janeiro (RJ), em outubro de 2005. O evento teve como objetivo fazer um balanço da evolução das ações de inclusão digital no Brasil. Em um cenário difuso, com novos protagonistas, outros temas foram abordados como a TV Digital, as rádios comunitárias como impulsionadoras de ID e a Cúpula da Sociedade da Informação. Conceitos de uso de tecnologia foram mudados, como a afirmação de que curso de informática é inclusão digital e de que computador não é prioridade para a população de baixa renda. De forma geral, houve nesta edição da oficina o reconhecimento geral de que os investimentos em inclusão devem ser política pública.
A 5ª Oficina para Inclusão Digital aconteceu em Porto Alegre (RS), em junho de 2006. Nesta edição foram apresentadas e debatidas as melhores práticas e visões sobre a inclusão digital no Brasil e em outras partes do mundo que visam a definição de estratégias e propostas de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e social do país. Foram destaques no evento as oficinas de trabalho sobre os principais temas, a consolidação de documento oficial das melhores práticas para efetivação da inclusão digital no Brasil e o lançamento do Prêmio Nacional de Inclusão Digital.
A 6ª Oficina para Inclusão Digital, foi realizada no Salvador (BA), em novembro de 2007. O evento deu continuidade aos objetivos da edição anterior para a definição de estratégias e propostas de políticas públicas na área de inclusão digital, e ainda aproximou as pessoas que atuam na capacitação e implementação de iniciativas envolvendo a inclusão digital. Foram realizadas oficinas de trabalho, painéis e debates, apresentados casos de sucesso e consolidado um documento sobre as melhores práticas para efetivação da inclusão digital no país.
Mais de 3 mil pessoas participaram da 7ª edição da oficina, realizada em novembro de 2008 em Belém do Pará.
Esta é a primeira vez que Minas Gerais recebe o evento. A oficina conta com painéis, debates, oficinas práticas, apresentação de casos de sucesso. Como em todas as edições anteriores, vai consolidar um documento produzido pela sociedade civil com propostas para a política pública de inclusão digital. Também serão realizadas oficinas paralelas, entre equipes dos programas e projetos de inclusão digital presentes. A participação de todos os envolvidos no projeto RCL - Rede de Capacitação, Produção e Apoio Institucional Conhecimentos Livres é muito importante para o avanço da inclusão digital no Estado. Nosso atendimento chega próximo de 50 mil pessoas por mês na região metropolitana de Belo Horizonte.

Informações e inscrições consulte:

Observatório Nacional de Inclusão Digital: http://onid.org.br

Portal Inclusão Digital: http://www.inclusaodigital.gov.br

Prefeitura de Belo Horizonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh

Fomentar debates sobre a inclusão digital e discutir propostas de políticas públicas para o avanço da tecnologia no Brasil. Esse é o objetivo da 8ª Oficina para Inclusão Digital, realizada em Belo Horizonte de 24 a 27 de novembro, pelo Governo Federal, em parceria com o Governo de Minas. O evento irá reunir autoridades, gestores públicos e privados, ONGs, entidades, associações, estudantes, coordenadores e monitores de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e telecentros de várias regiões do País.
O Projeto RCL - Rede de Capacitação, Produção e Apoio Institucional Conhecimentos Livres já está confirmado para realizar uma oficina no evento que acontecerá no Sesc Venda Nova (Rua Maria Borboleta, s/nº - Letícia).

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.