Educadora integrante do projeto RCL é premiada três vezes este ano!


A coordenadora do Programa Escola Aberta e estudante de jornalismo Simone Marques de Moura, 26, foi homenageada como jovem de destaque 2009 em Belo Horizonte. A cerimônia foi celebrada em comemoração ao Dia Municipal da Juventude instituído pela lei 8936/04 em Belo Horizonte.
A condecoração foi feita também a outros 39 jovens que receberam o certificado das mãos do vereador Paulo Lamac. A homenagem é um reconhecimento às ações de promoção da cultura de paz e a difusão dos direitos da criança e do adolescente através das atividades de cultura, comunicação e cidadania desenvolvidos pela jovem através do projeto Gera Ação, originado na Oficina de Mídia do Fica Vivo! feito em parceria com grupos artísticos, entidades e lideranças locais.
Esta é a terceira premiação recebida pelo projeto este ano. O grupo já havia recebido em abril, o primeiro lugar na categoria ação no Concurso Diálogos da Juventude promovido pela Secretaria de Esportes e Juventude, devido ao trabalho desenvolvido tendo como mote os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. E em agosto tiveram a iniciativa selecionada para ser apresentada no evento Taller de Gestión de Proyectos de la Comunicación Comunitaria, realizado em Buenos Aires. O projeto tem como foco o desenvolvimento de ações articuladas entre as diferentes instituições e indivíduos atuantes na comunidade para a criação de uma rede de proteção contra a violência.
Com origem em 2008 através de oficinas de comunicação realizadas em diferentes espaços do Aglomerado da Serra, comunidade onde moram, pessoas ligadas a outras áreas integraram a equipe inicial e hoje fazem parte do Gera Ação 32 atores sociais.
Atendendo diretamente 130 pessoas: estudantes, radialistas comunitários, agentes culturais, educadores sociais, dentre outros. Através de oficinas de comunicação, teatro, artesanato, música e grafite. Em seu currículo há também produção e veiculação de programas de rádio, apresentações de rap e teatro, realização de Sarais, Mostras Culturais, Rodas de Conversa e Seminários.
Desde que surgiu, há mais de um ano tem se articulado com outros grupos e instituições que tem cumprido um papel significativo para a existência do grupo. Das quais podemos citar a Associação Cultural e Educativa Serra e a E.M. Padre Guilherme Peters, ambas cedendo espaço para as reuniões e atividades do grupo. Vale destacar outros importantes parceiros: o Programa Fica Vivo!, as Rádios Comunitárias Pé da Serra e Caracol, a Associação Imagem Comunitária e a E.E. Laura das Chagas Ferreira.

Para saber mais e interagir:
Simone Marques de Moura
31 8330-1291

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.