Assembléia Geral da WIEGO 2010

Evento Público “Cidades Inclusivas Para os Trabalhadores Pobres”
Co-Patrocinadores: WIEGO e Departamento de Ciências Políticas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Em 2008, pela primeira vez na história, a maioria da população do mundo foi encontrada vivendo em áreas urbanas. No Hemisfério Sul, essa rápida urbanização não foi acompanhada pela industrialização, sendo que a maioria dos pobres urbanos têm que sobreviver na economia informal. Da população urbana nos países em desenvolvimento, estima-se que 2 de cada 3 pessoas trabalham na economia informal e 1 em cada 3 pessoas vive em favelas sem acesso a moradia apropriada, água ou saneamento. Ainda assim os governos, preocupados em competir por investimentos estrangeiros e pelo status de “cidade mundiais”, negligenciam enormemente os trabalhadores informais e os moradores de favelas, e frequentemente os remove de suas casas. A redução da pobreza urbana exige a reversão dessa tendência excludente.
São necessários uma reavaliação e um remodelamento das prioridades, planos, regulamentações e políticas urbanas para a incorporação dos trabalhadores pobres.

O evento público “Cidades Inclusivas para os Trabalhadores Pobres” busca explorar algumas das experiências e conceitos usados para enfrentar esse desafio.
Representantes de organizações de base de trabalhadores informais, pesquisadores e ocupantes de cargos públicos compartilharão suas experiências e idéias.

A ong Moradia e Cidadania participará do evento com apoio e incentivo à 02 Projetos:
Rede Sol - Rede Solidária e Empreendimentos de Materiais Recicláveis em Minas Gerais e ANEFS - Agência de Negócios da Fábrica Social.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.