O projeto Rede de Capacitação, produção e Apoio Institucional Conhecimentos Livres vem sendo citado por diversas vezes nas últimas edições deste informativo. Porém, há aqueles que não acompanharam os números anteriores e indagaram algumas questões relevantes sobre o mesmo. Para isso organizamos algumas questões e realizamos uma entrevista com Manuel Alejandro coordenador do projeto:
Como surgiu a idéia do projeto?
Surgiu no final de 2005 após avaliação coletiva onde constatamos que nossa equipe não tinha mais condições de acompanhar e assistir de forma presencial, os projetos então apoiados pela nossa Coordenação Estadual. Para resolver este problema e como uma forma de maximizar e potencializar nossos recursos humanos e financeiros, juntamos os recursos e conhecimentos metodológicos de nossa equipe, com o conhecimento tecnológico de nossos colaboradores voluntários CAIXA, assim surgiu o primeiro Laboratório Digital Linux "experimental", falo isto por que foi necessário um tempo de testes e desenvolvimento até atingir a estabilidade necessária para sua posterior replicação e implantação, nas instituições apoiadas pela nossa ONG.
O que são os laboratórios digitais Linux?
O LDL é uma rede de 10 estações de trabalho ligadas a um servidor, que permite ao usuário trabalhar nos terminais (PC's obsoletos) com a mesma qualidade,velocidade e eficiência do servidor, esta opção ou talvez "falta de opção" na época (hoje tem no mercado os **Thin client), foi alternativa básica para o recondicionamento e reaproveitamento de computadores velhos doados pela CAIXA a nossa ONG, estes computadores não suportavam mais, rodar os sistemas operacionais do momento. Uma opção de viabilidade para as instituições de base, deixarem de usar sistemas operacionais proprietários sem licenciamento e optarem por esta instalação funcional e politicamente correta.
Qual é o objetivo dos laboratórios?
Os LDL's estão para ser usados pelos usuários, ou seja cumprem a função de promover accessibilidade digital, no caso específico de nossa rede eles estão instalados em instituições que trabalham junto a comunidades de baixo IDH, por este motivo acredito que o objetivo deveria ser o mais amplo possível, na minha opinião deveriam ser espaços educativos, de estudo e ampla produção cultural digital.
Quais são os objetos de estudo do laboratório?
No LDL experimental, instalado na sede da Moradia e Cidadania-MG, estudamos prioritariamente as possibilidades criativas e produtivas dos programas e as nova ferramentas da WEB, sempre tentando orientar os educadores, para aplicar os conteúdos dentro dos processos de uso e alinhado com a vontade do usuário.
Qual é a metodologia deste trabalho?
Nossa orientação está voltada dentro do possível, para a estruturação de projetos de trabalho, na falta deles propomos um bom planejamento de atividades na forma de míni projeto, tentando mostrar ao educador a importância do planejamento das atividades, aplicadas a sua realidade local e especificidade de seus usuários. Outro aspecto muito trabalhado em nossos encontros é o conceitual, é aqui encontramos talvez as maiores diferenças e dificuldades, por isso tentamos estabelecer uma ponte dialética entre os avanços tecnológicos, a produção digital de ponta e a realidade cultural de nosso público.
Como o contato com o software-livre altera as concepções de utilização por parte dos usuários?
Como em nossos grupos de trabalho, temos sempre colocado os novos SO's, programas e ferramentas WEB de acordo com suas funções de trabalho, eu não consigo imaginar as alterações que possam estar ocorrendo nos usuários fora do ambiente do LDL, agora internamente vejo cada vez mais os usuários trabalhando normalmente. Inclusive hoje pouco falamos de Linux, vejo muito mais os jovens usuários preocupados em aprimorar o manejo dos programas, que com a origem de seu desenvolvedor. Um aspecto importante é que ao trabalharmos com software-livre, temos necessariamente que conviver com a filosofia livre, é isto tem um impacto muito positivo, eu sou entusiasta com isto, para mim estas comunidades mundiais de desenvolvimento colaborativo, vão revolucionar o mundo com certeza.
Qual é a projeção do trabalho para 2010?
Para 2010, temos três desafios prioritários: Operacionalizar e consolidar a rede virtual particular para a RCL - Criar em nosso domínio um site para a conhecimentos livres e finalmente é o desenvolvimento de novos e melhores cursos de capacitação para todos nós, abordando novas tecnologias e ferramentas WEB. Isso vai potencializar um desenvolvimento fantástico, na assistência remota, principalmente na interatividade da rede propiciando o intercâmbio de conhecimentos e o compartilhamento de atividades on-line, permitindo desenvolver uma comunicação mais efetiva entre as instituições membros da rede e principalmente entre os usuários dos laboratórios, tudo com a participação ativa dos educadores, contribuindo com uma orientação educativa.
Rede Conhecimentos Livres
Publicado as 13:08 por Augusto Schwartz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por colaborar com sua opinião e sugestão.